Sobre o Terreno
O lote é situado no norte do Japão, em uma pequena cidade a leste de Hokkaido, com população de 7.000 pessoas. A indústria florestal existe desde muito tempo, no entanto o despovoamento avança enquanto a indústria decresce. A casa fica em um grande lote de cerca de 2.000 metros quadrados, com a densidade construtiva na área muito baixa, sendo uma paisagem única no Japão. Para o leste, através da rua, há uma fábrica de madeira e para o oeste, um hospital. A casa tem uma boa distância dos vizinhos mais próximos, para Sul e Norte, o que torna difícil desenhar a partir do contexto.
O Programa
Para o casal que aqui residirá, o programa básico é: hall de entrada, depósito de entrada, sala de estar, cozinha, dormitório de hóspedes, dormitório e banheiro. Os moradores não queriam sentir os olhos dos transeuntes e desejavam uma casa térrea.
O Projeto
À medida que começamos os nossos estudos com as condições dadas, um plano quadrado racional foi construído com os espaços cabendo no plano. No entanto, percebemos que esse método criava corredores de circulação demais e orientava dormitórios e vistas de uma forma irracional. O menor plano de cada programa é cortado para ser inserido num local e orientação que seja favorável. Por exemplo, a cozinha é colocada de forma "egoísta" a olhar para a vegetação no terreno, e depois conectada à sala de jantar. Com este método, os corredores de circulação extra que serviam para conectar os espaços e hierarquia, devido à sua localização e orientação, foram omitidos.
O estudo volumétrico seguiu definindo todo o volume a 10 m de altura. A partir deste ponto, de acordo com a função da sala e área, o pé direito apropriado foi aplicado a cada volume. Cada volume torna-se menor, uma vez que se espalha a partir da sala central, mais alta. De certos pontos do lote, a residência pode parecer simétrica, mas um pouco acima, a forma altera-se, semelhante a construir na natureza.